
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
JOHN CAGE

ALLAN KAPROW
Happening de Allan Kaprow - "FLUIDS"
Allan Kaprow nasceu em 23 de agosto de 1927 e faleceu em 5 de abril de 2006. Americano, pintor, foi um dos primeiros a estabelecerem o conceito de performance. Ajudou a desenvolver o "Happening". Fez diversos trabalhos relacionados a esse movimento artístico, sendo, no total, mais ou menos uns 200. Começou a mudar suas obras, chamando-as de "Atividades", nesses trabalhos Kaprow trabalhava temas relacionadas ao dia-a-dia, hábitos e costumes, além de serem menores que as anteriores. Influenciou outros movimentos como o Fluxus, a Performance e a Arte de Instalações. Seu trabalho tem como objetivo reunir arte e vida, percebido claramente em seus trabalhos que englobam artista e público, arte e vida. Alguns de seus trabalhos são: 18 Happenings in 6 Parts (1958), Garage environment (1960), An apple shrine (1960), Chicken (1962).
sábado, 11 de outubro de 2008
Happening foi fundado em 1958 pelo americano Allan Kaprow, é uma forma de expressão de artes visuais. Neste tipo de obra incorpora-se um elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira.
Happening é diferente de Performance pois envolve participação direta ou indireta do público. Foi utilizado com o intuito de tirar a arte das telas e trazê-la para a vida. Não é ainda uma ferramente extinta. O país que acolheu com maior destaque este tipo de representação foi os Estados Unidos. Seus principais artistas foram Allan Kaprow, Claes Oldenburg, Jim Dine, John Cage, Matheus Garcia.
Assinar:
Postagens (Atom)